Meu coração é BU

Fobia Social

                       FOBIA SOCIAL É COISA SÉRIA.

Olá!!!

Eu sempre tive vontade de falar sobre fobia social, pois é algo que me acompanha desde  a minha infância e sofri muito na escola sempre tentando me esconder dos professores. Por causa da fobia sou auto ditada, aprendi muito  sou um pessoa bem informada, faço muitas atividades mas aprendi tudo sozinha para não ter contato com as pessoas.
A fobia sempre me prejudicou muito em tudo e até hoje sofro com isso.
Eu deixei de fazer tudo o que eu sempre quis fazer como estudar, fazer cursos, ter amigos, sair  em companhia de três ou mais pessoas e isso para mim não dá nunca consegui. Não gosto de receber vistas na minha casa e muito menos de ir fazer visita na casa dos outros. Não vou festas em casa de ninguém, nem faço na minha. Evito ao máximo tirar fotos com a família.
Tomei remédios por muito tempo, passei uns anos sem tomar e voltei a tomar novamente a uns cinco anos, mais para mim nada mudou, eu ainda prefiro me manter longe de tudo que me deixa aflita e incomodada. Meu contato com as pessoas é o mínimo possível, na igreja entro assisto ao culto e saio evito participar das atividades. Eu não tive convívio com os meus país os perdi muito cedo, nem sofri bullyng na infância,




No facebook tenho 670 amigos, e na vida real nem um, eu nunca consegui fazer amigos, as pessoas até que tentam  se achegar eu sei que a falha é minha, eu não consigo ter  o mesmo convívio com as pessoas que as pessoas "normais" tem e na verdade me sinto muito incomodada.  O computador para mim  foi assim, um despertar
quando comprei meu primeiro computador em 2000 e  vi que eu poderia me comunicar com as pessoas sem precisar ver elas, sem ter nenhum contato físico  foi libertador eu  consigo me relacionar muito bem com as pessoas através do pc, mais só assim.
Por isso resolvi falar um pouco da fobia e assim fazer algumas pessoas saberem como é delicado o contato físico para quem tem essa doença.
Eu queria muito poder ter uma vida normal,  viver como todo mundo mais é muito difícil para mim, tenho tantos sonhos tantas coisas que eu queria fazer tantos cursos Para terem uma ideia,  só em estar contando isso a vocês me bate uma angustia muito grande, um dor profunda e uma vontade enorme de chorar, pois sei que a vida tá passando e eu escondida aqui.

O texto abaixo foi tirado da net.

A fobia Social é:
É o excesso de ansiedade ou medo persistente de situações nas quais se acredita que se possa ser avaliado enquanto desempenha alguma tarefa comum, como por exemplo, comer, escrever, falar, entre outras coisas, a ponto de impedir de executar ou dificultar grandemente a realização dessa atividade. Há a crença de que se possa comportar de maneira humilhante ou vergonhosa.
Para se fazer o diagnóstico de fobia social é necessário que a pessoa apresente uma forte sensação de ansiedade ou desconforto sempre que exposta a determinadas circunstâncias. Por exemplo, sempre que for falar algo em frente a um grupo (mesmo que de conhecidos ou amigos) a pessoa sente muita ansiedade, sendo de tal forma intensa que pode até parecer uma crise de pânico.
É natural sentir-se acanhado ou incomodado quando se é observado. Todos nós somos um pouco tímidos, ansiosos e inseguros em certos ambientes e diante de estranhos ou pessoas que acabamos de conhecer. Esse grau de timidez varia de pessoa para pessoa de acordo com a situação. Embora seja normal ficarmos pouco à vontade nessas ocasiões, a tendência é de vencermos a inibição inicial e irmos nos familiarizando com a situação e entrosando com as pessoas. Alguns não conseguem isso, evitam certas situações a todo custo. 

Desse modo, passa-se a considerar essa vergonha ou timidez como patológicas a partir do momento em que a pessoa sofre algum prejuízo pessoal por causa dela, como deixar de dar sua opinião sempre que se está em grupo, isolar-se socialmente, repetir uma disciplina, abandonar a faculdade, pois há como quesito final uma apresentação pública.     
Sendo assim, a intensidade da ansiedade nas pessoas com fobia social é desproporcional ao nervosismo que a mesma situação surtiria em outras pessoas sem esse diagnóstico. Em função disso, elas se apavoram só de pensar em determinadas situações e por isso passam a se esquivar delas podendo sofrer perdas pessoais e profissionais, chegando ao extremo de evitar qualquer contato social.


Sintoma.
Não há sintomas específicos de fobia social; como qualquer transtorno de ansiedade os sintomas são aqueles típicos de qualquer manifestação de ansiedade. O que caracteriza particularmente esse transtorno é o desencadeamento dos sintomas de ansiedade sempre que o fóbico social é exposto à observação de outros (e portanto sente-se julgado) enquanto executa uma atividade.
As reações mais observadas são:
taquicardia,
tremores,
sudorese,
boca seca,
sensação de bolo na garganta,
dificuldade para falar,
ondas de calor,
rubor,
dor de barriga,
diarreia,
vontade de fazer xixi,
tonteiras,
falta de ar,
mãos geladas,
ataque de pânico.

Diante da exposição, a pessoa com fobia social terá vontade de sair do local onde se encontra o quanto antes, ou ainda buscará evitar essa situação como puder. Há também a preocupação por antecipação com as situações onde estará sob a apreciação alheia, despertando a ansiedade antecipatória, resultando em sofrimento de até dias antes do evento, podendo influenciar o sono, a concentração, o humor e o apetite.
A pessoa reconhece que o medo é irracional, ou seja, a autocrítica está presente, no entanto sempre que ela pensa ou entra em contato com a situação fóbica, ela não consegue evitar sentir-se muito incomodada e ansiosa. O que faz com que isso aconteça é a intensidade de pensamentos negativos e a avaliação negativa frente a si mesma. A pessoa só percebe as dicas de não aceitação do ambiente. Exemplo: um fóbico social foi a uma festa de aniversário e, no dia seguinte, lembra-se de todas as pessoas que não o cumprimentaram, do aniversariante que mal falou com ele, das pessoas com quem tentou conversar, mas deixaram o assunto morrer. Nunca se lembra, porém, daquelas que o abraçaram, sorriram e ficaram felizes por ele ter ido à festa.
Sendo assim não é necessariamente a situação que é ameaçadora ou ruim, mas a interpretação ou percepção que se faz dela. É como se a fobia social criasse um filtro que provocasse um desvio de memória e atenção que só o deixasse perceber as situações negativas que reforçam suas crenças disfuncionais (negativas) frente a si mesmo, aos outros e ao mundo. Isso é comum nas pessoas ansiosas, uma vez que elas só percebem o que está dando errado, os revezes, e nada do que está dando certo.


Surgimento e causas
A fobia social pode surgir em qualquer época da vida: infância, adolescência, fase adulta ou velhice.
As causas mais comuns são:
Pais tímidos ou fóbicos sócias, os quais além da contribuição genética, “ensinam” seus filhos a pensarem a agirem como eles, perpetuando essa maneira de ser/agir;
A falta do treinamento ou do desenvolvimento das habilidades sociais, acarretando em sérias dificuldades nas situações sociais;
Bullying - Crianças provocadas e maltratadas pelos colegas de escola, que vivenciam experiências marcantes de rejeição e sofrimento no relacionamento interpessoal, são mais suscetíveis ao aparecimento da fobia social. Na verdade, a provocação entre crianças é um caminho de duas mãos: tanto a criança mais tímida e fóbica social é vítima fácil dos gozadores de plantão, quanto à vitimização faz com que a criança torne-se mais tímida e fóbica social.
Alguma situação constrangedora ou humilhação que a pessoa tenha passado e que desencadeie um medo de vivenciar essa situação novamente (como se fosse um trauma).


Tratamento
O tratamento da fobia social é realizado basicamente de duas maneiras: com medicamentos e psicoterapia.
Dentro do tratamento medicamentoso, são utilizados os tranquilizantes ou ansiolíticos no intuito de diminuir o tremor, a taquicardia e a sudorese. No entanto, como esses medicamentos não são indicados para uso estendido em função de poderem causar dependência, os antidepressivos também são muito utilizados para os mesmos objetivos, além de melhorarem a disposição, o humor e juntamente com a terapia a maneira negativa de “enxergar” as situações.
Muitas vezes os medicamentos são combinados para se potencializarem e após algum tempo, pode-se suprimir o uso de um deles e manter o outro (ex. como o ansiolítico tem uma resposta mais rápida do que o antidepressivo, pode-se manter os dois juntos por certo período e após o início terapêutico do antidepressivo, suprimir o ansiolítico ou somente utilizá-lo em situações específicas e isoladas).
Quanto ao tratamento psicoterapêutico, o mais indicado é a terapia cognitivo-comportamental. Para o caso das fobias sociais, as psicoterapias analíticas têm pouco ou nenhum resultado, pois além de elas serem menos focadas e estruturadas, demorando mais a demostrar ou proporcionar os ganhos do processo ao paciente, também geralmente focam-se em pesquisar a origem dos sintomas. Na fobia social, é muito comum que os paciente saibam de onde vêm seus sintomas, no entanto nesses casos (assim como em muitos outros) descobrir a origem dos mesmos, não cessa seu aparecimento. No tratamento cognitivo-comportamental da fobia social o foco é o presente e o futuro e o objetivo é mudar o comportamento fóbico.
Uma das metodologias utilizadas é a da exposição, na qual o paciente é encorajado e exposto às situações que teme de maneira gradual, crescente e controlada, no intuito de desenssibiliza-lo ao estímulo fóbico. Há também o treino das habilidades sociais, no qual o paciente desenvolverá um repertório maior de habilidades, nas quais muitas vezes não teve oportunidade de aprender ou desenvolver quando criança ou adolescente. Inclui-se aqui a expressão adequada das emoções, conhecida como treino de autoafirmação ou de assertividade. Com o tempo o paciente passa a viver a situação fóbica como outra pessoa qualquer.
As pessoas que sofrem de fobia social são em geral bastante ansiosas. Os sintomas desta fobia (medo) se manifestam apenas quando o indivíduo tem que se relacionar com pessoas.

Os indivíduos com fobia social:
Acreditam que suas ações são sempre inadequadas e preocupam-se de modo exagerado com seu desempenho;
Preocupam-se muito com a possibilidade de sua ansiedade tornar-se evidente;
Tem a sudorese aumentada;
Ficam com a face ruborizada;
Podem vomitar em situações de stress;
Demonstram tremor nos membros superiores se inferiores assim como a voz torna- se trêmula;
Perdem facilmente a linha de pensamento;
São incapazes de achar as palavras adequadas para se expressar;
A  timidez natural pode se tornar em fobia social posteriormente e quando não tratada representará um fator limitante na vida pessoal e profissional.

Você poderá ver mais  sobre o assunto  nos links abaixo:
:
http://www.psicoterapia.psc.br/scarpato/fobiasocial.html
http://www.timidez-ansiedade.com/art/fobia-soc/a-10-fobia-social-diagdif.htm
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=75

Se você conhece alguém que seja vitima da fobia social, seja compreensivo e não a coloque em situações que para ela é muito difícil..

Bem amigas espero que gostem do post.
Um beijo grande no coração de vocês.

9 comentários :

  1. Oi Carmem!

    Adorei o post, e te digo mais tenho depressão e por isso tomo regularmente fluoxetina o que me deixa mais ou menos "normal" kkkkk tive síndrome de pânico consegui estabilizar e me resta agora conviver com a falta de serotonina e por tanto tomar eternamente medicação...
    A alguns anos JAMAIS eu tocaria em tal assunto por vergonha, medo, fobia de ser descriminada, mas ocorre que quanto mais se foge de algo mais te persegue então esta sou eu, pessoa do bem mas que vive em seu pequeno mundo que cuida do esposo cadeirante 24hs por dia com todo amor e dedicação e que não perdi o dom de amar e sorrir, mesmo que de forma diferente ao das outras pessoas que gostam de sair....
    Assim como tu não sou adepta a visitas nem a festas muito menos a aglomerações mas não me troco por nenhuma outra pessoa que faça estas coisas com facilidade e não tenha o coração limpo como o meu que sempre tem espaço para auxiliar alguém seja como eu poder mas sem ficar indiferente, sou uma pessoa que ama os animais e muito preocupada com as diferenças sociais o que posso fazer para ajudar faço nem que seja com um clic, sempre disposta a dar carinho nem que seja on line que é onde mais tenho amigos!
    Portanto amiga não se sinta mal por ter esta fobia porque entre tantas outras doenças e loucuras neste mundo vamos aos poucos aprendendo a lidar com a nossa e sempre com a cabeça erguida porque somos pessoas de bem!
    Bjs no teu ♥ da amiga
    Carla da Toca da Joaninha

    ResponderExcluir
  2. Que bom amiga que veio fazer uma visita amei, pois é eu já sofre com síndrome do pânico e depressão hoje minha luta é contra o TAG(distúrbio de ansiedade generalizada) o medico tbm me receitou a fluoxetina+ rivotril , eu prefiro mandar manipular valeriana com mulungu mais as minhas crises cada dia tem se tornado mais frequentes. Bjs amiga que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!!!
    Passei para uma visitinha e gostei do que encontrei. Claro que já fiquei por aqui.
    Adorei seu post, super atual e muito bem escrito, parabéns.
    Tem sorteio rolando lá no meu blog, te espero por lá.
    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/2013/09/sorteio-rumo-aos-400-seguidores.html
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Olá, blogueiras(os)!!
    Meu nome é Cris Manhães, sou amiga da AGENDA DOS BLOGS, blog de divulgação que mais cresce na blogosfera. Estou aqui para passar o RECADOS GERAL, recado esse destinado a todos os amigos da AGENDA que são cadastrados e possuem o seu link na LISTA DE DIVULGAÇÃO.
    O objetivo da AGENDA é compartilhar conhecimento e proporcionar interação entre os blogueiros e fazer novas amizades. Quando você divulga o seu blog na AGENDA, os amigos vão até o seu blog para conhecer o seu trabalho, comentar e seguir. Você por sua vez, fará o mesmo, conhecendo, comentando e seguindo. Isso reforça a nossa CORRENTE DA AMIZADE que só tem na AGENDA DOS BLOGS. Dê preferência aos amigos que deixam seus links nos seus blogs, vendo claro se realmente eles são da AGENDA, indo em seus blogs e vendo o nosso banner por lá. Se você não tem tempo, dê uma passadinha na AGENDA e deixe um comentário. Depois aos poucos, vá seguindo a LISTA que está na página CADASTRADOS. O outro objetivo desse recado é verificar se os blogs possuem o banner da AGENDA,caso contrário, serão removidos do mesmo. Não deixe de participar da AGENDA DOS BLOGS, pois temos novidades para vocês, como: Novo quadro de entrevistas chamado DE FRENTE COM OS BLOGUEIROS, onde você pode ser entrevistado pela MAGDA MOREIRA, Solicite a CARTEIRINHA agenda dos blogs, Participe do nosso grupo no FACEBOOK o Amigas(os) da AGENDA e a Super novidade é a Seleção dos Melhores Blogs de 2013 que ganharão a AGENDA DE OURO e o 1º lugar ganhará um prêmio exclusivo!! Quem votar também concorrerá a um prêmio exclusivo da AGENDA!!
    É bom demais!!! Não fique de fora, aqui na AGENDA QUEM GANHA É VOCÊ!!!
    Bjsss!!!

    ResponderExcluir
  5. Interessante seu post !!!

    Realmente isso existe e quem passa por isso precisa de libertação , confesso que sou contra medicação . devemos nos concientizar ( do momento , na situação , ambiente ) e questões que você citou acima a seu respeito pelas quais você passa , é preciso libertar-se e só assim serás curada.
    Olhe que video interessaante encontrei http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=81IsVITdQoA
    Vou deixar uma dica pra ti procure o teu pastor e converse com ele , conte como se sente e que desejas te libertar dessa fobia tenho certeza que ele vai te estender a mão e ser usado por Deus , porque eu creio que tu nunca mais venha usar remedios e tu iras testemunhar diante da igreja eu profetizo isso na tua vida para Honra e Gloria do Senhor Jesus e você vai ver tudo diferente peense nisso e depois me conte .
    Beijinhos
    Deus abençõe você !!

    ResponderExcluir
  6. Oi anjo!
    Perdão por demorar tanto tempo em retribuir sua visitinha ao meu blog, mas não foi por mau, ta?
    Fiquei feliz com sua visita e muito obrigada pelo carinho.
    Beijos e uma ótima quarta-feira.

    ResponderExcluir
  7. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Amei conhecer seu blog, um amor esse seu cantinho!

    Com carinho para você...

    O AMOR DE DEUS POR NÓS!

    Deus ama cada um como filho único,é o amor de Deus que da sentido em continuar seguindo o caminho, mesmo que a tempestade caia sem cessar
    e que a dor seja maior que as forças que temos para sofrer mesmo que a escuridão nos envolva e tente os ventos da injustiça apagar a pequena chama da fé mas no obscuro túnel da vida a luz do amor de Deus brilha sem cessar o amor de Deus transforma a tragédia em triunfo, a maldição em benção o mal em bem.

    O amor de Deus é o único e verdadeiro Caminho, somente o amor de Deus produz frutos aonde nunca se plantou!

    O amor de Deus é paciente,
    tudo espera,
    tudo suporta,
    e jamais se acabará, porque é eterno!!!

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page Fruto do Espírito

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  9. Oi sou a Leila Bu: 2156
    Visitem meu Blog amo fazer novas amizades!!!
    OBS: sigo quem me segue beijocas
    http://laurarandrade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar, seu comentário é muito importante para mim.
Xero com carinho

carmenmirtes@gmail.com

 

>