Meu coração é BU

INVERNO/PELE RESSECADA

 
 
 
CUIDE BEM DA SUA PELE NO INVERNO
 
Quando o frio chega, está na hora de tirar os casacos e as roupas mais quentes do armário. Mas também é o momento de cuidar ainda mais da sua pele. A atmosfera seca, típica desta estação na maioria dos estados brasileiros, tende a ressecá-la. E o próprio clima não estimula a hidratação do nosso organismo, porque raramente sentimos sede como no verão.
Uma regra é válida para qualquer época do ano: beber bastante água. No inverno, esquecemos de tomar líquidos e a pele fica mais seca.
Há também outras maneiras complementares para manter a pele, o maior órgão de nosso corpo, hidratada. Nesta época do ano, devemos passar sabonetes suaves e cremes hidratantes com mais poder de lubrificação e proteção.
É neste período também que devemos prestar mais atenção aos lábios e passar emolientes – emulsões de água em óleo – para evitar rachaduras. Você pode usar protetores em forma de batons incolores, que contenham óleos, umectantes – compostos sintéticos que mantêm a pele umedecida , filtros e silicones. “A boca fica bonita, saudável e bem natural”, ensina Ligia.
  
Para as mãos, especialmente para quem precisa lavá-las com frequência, além de sabonetes líquidos hidratantes, cremes especiais reaplicados após as lavagens dão grande sensação de conforto e bem-estar. É o que afirma a especialista.




Água quente é problema

É comum, no inverno, que as pessoas abusem dos banhos quentes e longos. “A temperatura elevada remove toda a camada de gordura da pele (chamada de manto lípico), por isso, ocorrem as descamações”, explica a dermatologista Jozian.

De acordo com ela, alguns fatores contribuem ainda mais para o ressecamento da pele. “Estar na menopausa, fazer natação em piscina aquecida, frequentar sauna seca, tomar banhos quentes e demorados, principalmente com todas as janelas e portas fechadas, intensificam a remoção de gordura da pele.”

A dica é optar por banhos mornos, abrindo uma ventilação no banheiro, para que o calor não fique concentrado no ambiente. As regiões do corpo mais atingidas, em geral, são pernas e braços. Segundo Jozian, vale passar um óleo pré-banho. O ideal é que o produto seja aplicado e fique na pele por pelo menos cinco minutos antes de você entrar no chuveiro.

Usar sabonetes que tenham hidratante em suas composições também é uma arma eficaz para manter um aspecto mais saudável e bonito. Passar cremes e loções no corpo após o banho é fundamental, assim como ligar um aquecedor no banheiro para aquecer o ambiente e, assim, reduzir a temperatura do banho.

 


O frio já chegou
e com ele algumas mudanças podem ser percebidas na nossa pele, principalmente nas cidades mais ao sul do país, onde ele é mais intenso. A pele torna-se mais ressecada e áspera, chegando a descamar em alguns locais.
Por outro lado, aqueles que tem pele oleosa na face podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora da dermatite seborréica (aquela descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo) nesta época do ano.
Sendo assim, veja algumas dicas para manter sua pele saudável enquanto o calor não volta.

Pele ressecada ou descamada
não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele
evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, "hidratantes"
e tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.  No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas)
logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele
beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras
Aumento da oleosidade
evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar
evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade
evite alimentos gordurosos
beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras
só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo)
se a pele descama ou fica avermelhada na região central da face, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica
Rachaduras labiais 
 
Se você mora em locais de clima frio e seco, não espere os lábios racharem para então cuidar deles, previna-se seguindo as dicas abaixo: em dias mais frios, use umectantes labiais várias vezes ao dia. As mulheres podem caprichar nos batons hidratantes
não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, isso só vai piorar o ressecamento
beba bastante água
Proteção solar
O sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte.
Portanto, apesar de você não se "queimar", o sol danifica a sua pele e você deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior sempre que ficar exposto ao sol.

 

6 comentários :

  1. "Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também"

    Muito boa as dicas, a nossa pele precisa ser bem hidratada. Obrigada pela partilha.

    Link: http://liareginaarte.blogspot.com.br/

    Abraços
    Lia Regina-Liartrio

    ResponderExcluir
  2. ola
    realmente no inverno o cuidado tem que ser maior... te conheci na agenda dos blogs.... estou te seguindo...
    um grande beijo e um otimo final de semana!!!

    http://www.gostandodavida.com/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite querida!
    Vim fazer uma visitinha nesta noite fria e amei as dicas.

    Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração.


    Tenha uma noite abençoada!
    Beijocas com afeto!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite querida!
    Passei para desejar um ótimo Feriado e um agradável final de semana!!

    Bjks

    Art & Scraps Blog

    ResponderExcluir
  5. OLÁ AMIGA1

    QUE MARAVILHA A SUA POSTAGEM! PARABÉNS PELA UTILIDADE. VC É SHOW.

    ÓTIMA NOITE

    DEUS CUIDE DE TI

    ABREIJOS

    ResponderExcluir
  6. "Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo, ficarei feliz com sua visita".
    Ótima dica, eu e minha filha temos a pele mais ressecada e realmente no inverno se não cuidar fica parecendo o chão do nordeste, rs. Gostei muito de ter conhecido seu blog parabéns pelos posts.
    Uma ótima semana
    Sheila
    http://albinoclaudia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar, seu comentário é muito importante para mim.
Xero com carinho

carmenmirtes@gmail.com

 

>