Meu coração é BU

Cuidado dos Pés






1 - Qual a importância do podólogo e qual a função desse profissional?
O Podólogo é um profissional da área de saúde de nível médio. A sua função básica, além de tratar algumas lesões superficiais, é prevenir e orientar o aparecimento de lesões nos pés como micoses nas unhas e entre os dedos – conhecidas popularmente como frieiras , unhas encravadas, calos, calosidades e verrugas são as mais comuns, que são doenças superficiais dos pés.
2 - Quando se deve procurar a Podóloga e com que freqüência devemos procurar esse profissional?

 
O ideal é que a população procure o Podológo periodicamente, pelo menos uma vez a cada mês, mesmo que não haja nenhum tipo de lesão nos pés. Muitas pessoas só procuram o Podólogo quando estão com algum problema e, na verdade, o trabalho da Podóloga deveria ser muito mais preventivo.  3 - Como é o tratamento feito pelo Podólogo realizado na clinica dos pés?São basicamente procedimentos de higienização e hidratação dos pés. No caso do cliente não apresentar nenhum problema, o Podólogo corta as unhas de forma correta, higieniza-as retirando os excessos de pele para evitar o encravamento das unhas, remove os excessos de queratina (que é a proteína que se concentra em forma de pele endurecida em algumas áreas da sola dos pés, conhecida vulgarmente como calosidade) lixando essas áreas e por fim a hidratação com cremes específicos para os pés.






HIDRATE SEUS PES.


Os pés é a parte do corpo que para algumas pessoas não tem grande importância, pense! Os pés também necessitam de cuidados especiais.Os Pés são os responsáveis por nos levar mundo a fora, mas infelizmente as pessoas dão pouco valor a saúde dos pés. Elas não têm consciência de sua importância no dia a dia.

Os pés possuem suas camadas de pele mais resistente que qual outra parte do corpo, além de serem mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre eles.

Os pés necessitam de hidratação em alguns casos até mais que o corpo, a “Natureza é sábia" e é por isso mesmo que quando lixamos os pés, estamos estimulando ainda mais a produção de queratina que é a substância que endurece a pele.

Nosso organismo, entendendo que os pés estão sendo agredidos por esta ação mecânica constante, reage no sentido de protegê-los, engrossando ainda mais a pele.

Pode-se concluir então que você lixa os pés porque você lixa os pés! As lixas, pedras não afinam a pele, apenas engrossam, criando assim um círculo vicioso: "quanto mais lixa mais engrossa".

Por isto é importante a hidratação, pois quanto mais hidratada a pele, mais elástica e macia ela fica, diminuindo a agressão sofrida no dia a dia, com a hidratação as asperezas, as calosidades diminuem consideravelmente.

Os cremes para os pés são substâncias diferentes dos usados no restante do corpo, até porque os pés necessitam de hidratação profunda com emoliência.
 
 


HIDRATAÇÂO PROFUNDAA hidratação profunda, feita pelos podólogos, visam fazer um tratamento de choque e orientação ao cliente para continuidade do tratamento também em casa. São usados produtos hidratantes específicos para os pés, a base de parafina, óleo de malaleuca, que agem também como fungicidas e cicatrizantes.

 


HIDRATAÇÂO EM CASALeve os pés em água norma, seque-os passe a lixa molhada no é seco tirando suavemente as peles a mostra ( parte amarelada) após passe um esfoliante próprio para os pés, lave-os novamente seque entre os dedos e passe um creme especifico para os pés ou use 2 gotas de óleo de oliva ou óleo de semente de uva e até óleo de girassol.Obs. Evite passar entre os dedos.

HIDRATAÇÂO DE MANUTENÇÂOApós higienização dos pés usar creme ou óleo nos pés no mínimo 1 vez por semana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem comentar, seu comentário é muito importante para mim.
Xero com carinho

carmenmirtes@gmail.com

 

>